Whatsapp da clínica dentista Xadi Odontologia
shahr-odontologia-sobre

ESTRUTURA

A Xadi Odontologia está sempre pronta para te atender com a melhor estrutura e equipamentos do ramo odontológico.

atendimento-shahr-odontologia-brasilia-df

ATENDIMENTO

Referência em Odontologia no Distrito Federal, realizando consultas, exames e diversos procedimentos.

competencia-shahr-odontologia-brasilia-df

COMPETÊNCIA

Profissionais altamente qualificados e sempre em busca de novos conhecimentos.

Clareamento Dentário

Clarear seu sorriso é tão fácil quanto visitar seu dentista para um tratamento de clareamento dental, ou comprar uma das diversas opções de tratamento caseiro disponíveis. Utilizar cremes dentais ou enxaguantes bucais de clareamento dental ou moldeiras são boas maneiras de auxiliar em seus hábitos de higiene bucal normais.

Perguntas frequentes

Durante a vida ocorre um processo natural de amarelamento dos dentes, isso acontece por conta dos pigmentos encontrados nos alimentos que são absorvidos pela estrutura dental.

Tanto alimentos naturais quanto alimentos industrializados contêm esses pigmentos e tem a capacidade de amarelar os dentes, porém sabe-se que alimentos industrializados tem uma capacidade maior pois normalmente são mais carregados de corantes e pigmentos. Alimentos como café, refrigerantes, açaí, balas coloridas, beterraba, café, chocolate, açafrão, páprica, cúrcuma, milho, molho de tomate, ketchup, molho madeira, vinhos e sucos variados são alguns exemplos de alimentos que carregam muitos pigmentos.

O hábito de fumar leva ao escurecimento dos dentes pois em todas as formas de tabagismo a fumaça irá carregar pigmentos pesados que são absorvidos pelos dentes. Mas esse não é o único problema, o maior é que o aumento no risco de câncer de boca que está diretamente relacionado com as diversas formas do tabagismo. Visite a página da especialidade de estomatologia para saber mais.

Os pigmentos permeiam a estrutura dos dentes por camadas, dessa forma a camada mais superficial encontra-se bem pigmentada, e a estruturas abaixo dela encontram-se também pigmentadas, porém em menor quantidade quanto mais profunda a camada. Esses processos são realizados de forma abrasiva no caso do carvão e similares e ácida no caso do vinagre e similares, ou seja desgastando estrutura dental superficial e dessa forma dando uma impressão de clareamento, porém são processos que não tem durabilidade e levam a um grande desgaste dentário ao longo de pouco tempo, fazendo com que se perca a estrutura dental que chamamos de esmalte de forma irreversível, prejudicando o formato e até mesmo a cor do dente ao longo do tempo, pois esse se torna fraco e sensível, sem contar com os riscos saúde em que se expõe quando se utiliza esses produtos na cavidade oral, com risco de deglutição.

O clareamento realizado com supervisão do dentista é totalmente seguro e não enfraquece os dentes, porém como já dito o “clareamento” realizado com materiais caseiros e sem supervisão pode gerar sérios danos à saúde e a estrutura dental.

Existem basicamente duas formas de clareamento, o de moldeira e o de consultório que devem ser realizados com supervisão do dentista. Ambos atuam por meio de um processo químico em que o agente clareador entra dentro da estrutura dentária e promove a retirada desses pigmentos clareamento assim os dentes, sem danos a estrutura dentária.

Nesse tipo de clareamento o dentista confecciona uma placa que copia o formato dos seus dentes no qual o produto clareador em baixa concentração é colocado e que deve ser utilizada por algumas horas todos os dias, pelo horário e tempo estipulado pelo dentista. Geralmente ele demora algumas semanas para ter o efeito completo. Nesse clareamento a supervisão pelo dentista é indireta.

O clareamento de consultório tem o efeito mais rápido e consegue clarear os dentes na mesma hora, o dentista realiza a aplicação de um produto com alta concentração e tal procedimento por ser mais crítico exige um cuidado maior, por esse motivo é realizado sob supervisão direta do profissional.

Durante ou até após o clareamento dentário existe a possibilidade de os dentes ficarem mais sensíveis, mesmo utilizando ótimos produtos que contém um menor risco. Porém pode ser realizado um tratamento dessensibilizante antes do clareamento, esse tratamento promove uma dessensibilização dentária para que não sinta ou tenha uma diminuição drástica na sensibilidade durante o clareamento. Existem pessoas que tem sensibilidade dentária naturalmente, esse problema pode ser resolvido com nosso protocolo de dessensibilização. Lembrando que a dessensibilização retira apenas aquela dor provocada quando se bebe água gelada ou ao respirar pela boca, ela não causa uma sensação parecida com anestesia e nem retira a propriocepção dos seus dentes.

Isso não ocorre, já sabemos que o clareamento retira os pigmentos provenientes da alimentação, dessa forma os dentes só ficarão da cor que eles naturalmente são. Os dentes tem uma capacidade de clareamento que depende da saturação máxima de cada pessoa. Seus dentes vão clarear apenas até uma cor natural.

Já foi comprovado cientificamente que a alimentação pode continuar normalmente durante o clareamento, não necessitando de se privar de nenhum alimento. O consumo de alimentos pigmentados durante o clareamento não vai atrapalhar ou manchar os dentes.

Isso varia muito pois tem relação direta com os hábitos alimentares e de vida da pessoa, em média de 2 a 3 anos.

Fale Conosco

(61) 9.8120.3700 / (61) 3773.4200

Segunda à sexta-feira
Horários: 08:00hrs às 18:00hrs

Sábados
Horário: 08:00hrs às 12:00hrs

    Add Comment